A periodontia é a área da odontologia que diagnostica, previne e trata doenças que atingem o tecido de sustentação e proteção dos dentes. Muitas pessoas têm periodontite, mas não sabem, pois como ela é, na maioria das vezes, indolor, e o paciente não se atenta a outros sinais da doença.

A doença periodontal deve ser tratada para evitar que se agrave e acabe prejudicando o osso e tecidos que sustentam os dentes, causando até mesmo a perda dos dentes.

SINTOMAS DA DOENÇA PERIODONTAL

Alguns sintomas são parecidos com o da gengivite, portanto, é importante estar atento a cada um dos sintomas:

• Sangramento na gengiva;
  • Inchaço na gengiva;
  • Gengiva avermelhada ou aspecto arroxeado;
  • Retração gengival;
  • Retenção de alimento;
  • Mau hálito;
  • Mobilidade dos dentes.

CAUSAS DA DOENÇA

A periodontite se desenvolve a partir do momento em que a gengivite (inflamação e infecção das gengivas) não é tratada. Com esse descuido, a infecção e a inflamação passam das gengivas para os ligamentos e ossos de sustentação dos dentes, fazendo com que os dentes fiquem soltos.

O TRATAMENTO

O tratamento é realizado através da remoção da placa bacteriana, que é feita por uma raspagem supragengival. Se a doença estiver em um estado mais avançado, é feita raspagem e alisamento radicular. Nos casos em que as bolsas periodontais estão mais profundas e os instrumentos de raspagem não alcançam toda a área prejudicada, é necessário realizar uma cirurgia periodontal.