• (11) 9 4202-5535
  • Rua São Bernardo, 63 - Salas 18 a 21 - Centro, SBC - SP

Ortodontia é uma especialidade da odontologia que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares Os dentes tortos dificultam a higienização e são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à doença periodontal.

Os dentes que não se encaixam perfeitamente também causam um esforço adicional aos músculos de mastigação que podem causar dores de cabeça, dores no pescoço, ombro e costas e síndrome da ATM (Articulação Temporo Mandibular).

Dentes mal posicionados também dificultam a mastigação e a digestão, podendo trazer problemas digestivos.

Esteticamente os dentes tortos ou mal posicionados tornam o sorriso feio e inibido, também prejudicando a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular para estarem aptos a corrigir o alinhamento dos seus dentes.

Apenas o ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico.

Com base em um histórico médico, um exame clínico dentário completo, e uma documentação ortodôntica (moldes de gesso de seus dentes, fotografias, radiografias especiais), o ortodontista poderá decidir se o tratamento é recomendável e planejar um plano de tratamento adequado para você.

QUANDO COMEÇAR UM TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

Não existe idade mínima, mas a fase mais oportuna é na troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes.

Aparelhos Removíveis:

Indicado para tratamentos em pacientes em fase de crescimento, tratamentos simples ou ortopédicos. Tem a vantagem de poder ser removido para atividades sociais, para alimentação e possibilita melhor higiene bucal.

Aparelhos Fixos:

Consistem em bráquetes fixados aos dentes e obtém resultados mais efetivos. Indicado para tratamento na dentição permanente. São os aparelhos mais eficientes, obtendo excelentes resultados até mesmo em oclusões dificeis. Existem várias tipos de aparelhos fixos, os mais modernos permitem tratamento com mais rapidez e conforto para o paciente.

Aparelho Fixo Estético:

São bem mais discretos do que os aparelhos fixos de metal. Existem diferentes qualidades de aparelhos fixos estéticos. São feitos de porcelana ou safira, que não sofrem alteração de cor durante o tratamento.

Aparelho Auto-ligado:

A mais nova geração de aparelhos que está revolucionando a ortodontia.Os sorrisos criados através do sistema auto-ligado são cheios, naturais, um sorriso obtido com forças biológicas que são usadas para obter resultados dentários e faciais excelentes em cada pessoa.

A Ortodontia está em constantes mudanças, principalmente relacionada ao tipo de material utilizado no tratamento ortodôntico.

Verifique sua mordida e se tiver duvidas, agende uma avaliação com nosso ortodontista:

  • Sobremordida, – “dentes salientes” – acontece quando os dentes anteriores;
  • Superiores se posicionam muito à frente da arcada inferior;
  • Mordida cruzada anterior – aparência de “bulldog”, quando a arcada inferior está projetada.Muito a frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás;
  • Mordida cruzada – ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente;
  • Mordida aberta – espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam;
  • Desvio de linha mediana – ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior;
  • Diastema – falhas,ou espaços,entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca;
  • Apinhamento – ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.